Por que não colocar expiração de pontos?

Oi, lojistas :grinning:

Vamos levantar um tema polêmico que muitos de vocês já questionaram: Expiração de pontos.

Os pontos não possuem validade pois o objetivo do programa é manter um relacionamento duradouro com os seus clientes, incentivando a recompra, retendo-os por mais tempo e reduzindo o CAC (custo de aquisição de clientes), ou seja, fidelizando-os.

Quando é colocado validade nos pontos, muitos dos clientes não conseguem comprar em tempo hábil para resgatar algo legal na loja. Já está comprovado por pesquisas da ABEMF (Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização) que os clientes se sentem frustrados quando perdem os pontos porque expiram e, a frustração é maior conforme o ticket médio ou volume de compras do cliente aumenta.

Mas e o que pode ser feito?

  1. Crie uma comunicação para que os clientes utilizem os pontos! Já enviamos o e-mail de lembrete de saldo de pontos automaticamente, mas se você reforçar a comunicação por outros canais aumentam as chances de o cliente comprar o seu produto e utilizar os pontos da melhor forma para ele, como resgate de cupom ou checkout como cashback.

  2. Extraia um relatório no painel administrativo dos cupons resgatados e analise a quantidade que ainda não foi utilizada. Com essa informação, você pode criar uma comunicação alertando os seus clientes para que acessem o seu site, fazer uma compra e utilizar os cupons resgatados.

Manter os pontos de forma perene é uma forma de mostrar aos clientes que a pontuação é um benefício que não deve ser retirado. Pontos são como dinheiro!